Comunicado de imprensa

Certificação Verafirm promove gestão eficaz de softwares e reduz gastos com licenças em 35%

Centro Adventista de São Paulo (UNASP) inicia a primeira certificação Verafirm em rede no Brasil

 

São Paulo, Abril 2015 – A BSA| The Software Alliance, líder global na defesa da indústria de software perante governos e no mercado internacional, formalizará no próximo dia 7/5 a certificação Verafirm do Centro Adventista de São Paulo (UNASP). O UNASP é formado por três campus universitários – um na capital, São Paulo; outro na cidade de Hortolândia, onde está a sede; e o terceiro em Engenheiro Coelho, no interior do estado. Todas as unidades receberão a certificação, no que será a primeira concessão Verafirm em rede, no Brasil. A certificação acontecerá na unidade de Hortolândia (UNASP – HT), às 18h30 do dia 7/5, como parte do evento II Fórum de Governança, Risco e Conformidade, organizado pela BSA.

A certificação Verafirm, reconhecida globalmente, atesta qualquer empresa, seja lá qual for o porte e segmento, como organização que adota as melhores práticas em gestão de softwares (Software Asset Management – SAM), de acordo com os padrões internacionais da ISO 19770-1. Ao obter a Verafirm, a empresa não só tem a garantia de que está operando de acordo com padrões de excelência globais e de que está otimizando os seus investimentos em software, mas também obtém o benefício da abstenção de auditoria de software por dois anos, fornecido pelos fabricantes que participam da certificação. Enfim, com a Verafirm as empresas gozam de segurança e economias extras que permitirão manter o foco em seu crescimento.

O programa foi desenvolvido com participação de experientes profissionais e auditores de SAM e do time BSA. “Não se trata apenas de um selo. A Verafirm oferece, além da certificação, ferramentas educacionais para ajudar as companhias de todos os tamanhos a adotarem as melhores práticas na gestão dos softwares e a garantir uma forte administração de TI. Ou seja, ajuda as empresas a descobrirem se realmente precisam de todos os softwares que compram, se estão em dia com suas licenças, e como podem ser mais eficazes nessa administração, ganhando tempo, eficiência e economizando dinheiro, diz Jodie Kelley, líder da BSA para os programas de certificação Verafirm e antipirataria no Brasil e no mundo. Segundo levantamento da BSA, realizado com diretores de TI, para 50% deles gerir as licenças dos ativos de software é justamente o principal desafio organizacional da área.

Para se ter uma ideia, segundo levantamento da International Data Corporation (IDC), 56% das empresas que adotaram processo de gestão dos ativos de software descobriram que tinham mais ferramentas do que realmente precisavam. Por outro lado, 38% tinham licenças insuficientes. O mesmo levantamento global mostrou que as organizações perdem uma média de US$ 407,00 em custos de licenciamento de software por computador, por ano.

Kelley lista os principais benefícios da certificação para as empresas: retorno do dinheiro investido – uma vez que 80% das empresas certificadas reduzem seus custos com licenciamento em 35%; tolerância nas auditorias, pois a certificação isenta a empresa de processos de auditoria por dois anos; mais segurança da informação e reconhecimento global.

                        

Certificação do Instituto Adventista de São Paulo

Para receber a certificação Verafirm, o UNASP implementou as melhores práticas para a gestão de seus ativos de software, de acordo com os padrões internacionais da Verafirm, e depois passou por uma auditoria externa que comprovou o sucesso da operação. Todo o processo levou dois meses.

Para manter e sistematizar essas práticas no longo prazo e de acordo com a realidade do centro, o UNASP vem cumprindo o curso BSA para Software Asset Management (SAM). “O curso de Software Asset Management (SAM) foi desenhado para profissionais da área de TI, mas pode ser estendido a outros executivos, na medida em que a tecnologia se torna cada vez mais estratégica dentro das empresas”, diz Frank Caramuru, diretor da BSA no Brasil. “Ele apoia as companhias certiticadas a manterem os benefícios advindos da Verafirm”, completa.

O evento que marcará a primeira certificação em rede no Brasil contará com a presença do Instituto Brasileiro de Peritos (IBP) e do escritório de advocacia Trench, Rossi e Watanabe Advogados.

 

Sobre a BSA

A BSA | The Software Alliance (www.bsa.org) é o principal defensor global do setor de software perante governos e o mercado internacional. Seus membros estão entre as empresas mais inovadoras do mundo, criando soluções de software que estimulam a economia e melhoram a vida moderna. Com sede em Washington, DC, EUA, e operando em mais de 60 países, a BSA tem programas pioneiros de conformidade que promovem o uso de software legal e defende políticas públicas que alimentam a inovação tecnológica e estimulam o crescimento da economia digital.

 

Sobre a Verafirm

A Verafirm (www.verafirm.org) oferece certificação, administração e ferramentas educacionais de nível internacional para o gerenciamento de ativos de software, ajudando empresas de todos os portes a assegurar uma administração robusta de TI, gerar ganhos e controle eficientes e proteger seus ativos de software. Com base em parâmetros de referência da organização internacional para padronização (ISO) e apoiada pela indústria de software, a Certificação Verafirm avalia os programas de gerenciamento de ativos de software das empresas em comparação com os padrões globais.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Textual Comunicação

Renan Albertini (renanalbertini@textual.com.br) (11) 5180 6927

Vanessa Costa (vanessacosta@textual.com.br) – (11) 5180-6925

Comments are closed.